CPF | SESC | Figuras da alteridade

SESC_Curso_Alteridade

Participamos do curso “Figuras da alteridade” desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo. Na imagem acima, abertura do curso com Ilana Feldman, Vladimir Safatle e Otavio Cury, na mesa de debate sobre o tema “O estrangeiro, o outro e o irrepresentável”.

Ver o outro não é uma atividade neutra. Não é uma operação, de saída, segura, tranquila, harmônica. Ver o outro é entrar em uma zona de conflito. Engendra medo, desconfiança, amor, desejo, raiva, insegurança. O outro mais perto de nós é, por vezes, o mais estranho e o que gera maior intolerância. O outro, enquanto estrangeiro, situa-se portanto no limite entre o psicanalítico e o político, entre o singular e o social, entre a ética e as mais diversas disciplinas das ciências humanas.
Em um mundo de cercas e fronteiras, com aversão ao outro, o ciclo Figuras da alteridade visa refletir sobre a questão do estrangeiro, do outro e do irrepresentável; sobre o feminino como território narrativo; sobre o corpo, o testemunho e a memória; e, por fim, sobre quais são as possibilidades de diálogo. Partindo do privilégio da imagem em nossa vida social, nos perguntamos: De que maneira a experiência do cinema é atravessada pela experiência da alteridade? De que maneira o cinema nos ensina a sermos sujeitos de um corpo e de uma sexualidade? A viver juntos, em comunidade?
Formado em grande medida por intelectuais que se ocupam das questões árabes e judaicas, o ciclo Figuras da alteridade propõe a diversidade de posições e a transversalidade disciplinar, indo ao encontro de um público interessado em filosofia, cinema, psicanálise, literatura, gastronomia, estudos de gênero, política e crítica da cultura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s