O simpósio temático “Migraciones: espacios y conexiones en el entorno digital” aceita resumos até 20 de outubro de 2017.

Gostaríamos de convidá-lo (a) s a participar do simpósio temático “Migraciones: espacios y conexiones en el entorno digital”, que estamos coordenando no 56º Congresso Internacional de Americanistas (ICA), que se realizará en Salamanca-Espaha de 15 a 20 de jullho de 2018, com o tema geral «Universalidade e particularismo nas Américas». (http://ica2018.es/inicio/)

São aceitos  resumos em espanhol ou português e o prazo para o envio de propostas encerra em 20 de Outubro de 2017.

 Simpósio “Migraciones: espacios y conexiones en el entorno digital”

Descrição:

Junto ao território físico dividido em fronteiras, temos hoje o espaço digital com a etiqueta de “plenamente acessível” e no qual se afirma que as distâncias, física e temporal desaparecem. Frente às novas possibilidades que oferecem as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), autores como Vervotec (2009) ou Portes (2004) destacam a maior intensidade ou velocidade das comunicações transnacionais, assim como o incremento da atividade associativa digital. Mas não podemos esquecer igualmente a descrição de Leung (2009) sobre a Internet, logo após seu surgimento, como um espaço para a população branca e masculina. A finalidade do simpósio é aprofundar a inter-relação desse espaço digital com a experiencia migrante. Em um mundo globalizado, as TICs aumentam as possibilidades de hibridação cultural na medida em que põem à disposição dos migrantes todo tipo de fluxos comunicativos, com conteúdos que respondem à cultura em todas suas dimensões (local, nacional e global). Focalizamos os temas de interesse em cinco eixos: a comunicação comunitária através da criação de espaços digitais diaspóricos, o ativismo digital na luta por direitos e cidadania, a comunicação interpessoal (sociabilidade e identidade digital), o uso de Internet desde a perspectiva de la interculturalidade (como fonte de informação ou para a ampliação de conhecimento) e, por fim, a influência de la comunicação midiática na própria decisão de emigrar (geografias imaginárias).

Indicações para envio de propostas:

– Os/as autores/as deverão se registrar e preencher o formulário de propostas através do link http://ica2018.es/migraciones/ .

– O simpósio integra  o eixo “Migraciones” e está registrado com  o número 16/15.

Outras informações ou esclarecimentos podem ser obtidos através de contato com a coordenação do simpósio (e-mails ao final dessa mensagem).

Amparo Huertas (UAB-España) – amparo.huertas@uab.cat

Denise Cogo (ESPM-CNPq- Brasil) – denisecogo2@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s