Objetivo

O grupo de pesquisa “Deslocar – Interculturalidade, cidadania, comunicação e consumo”, sediado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP, desenvolve pesquisas em torno das interfaces entre interculturalidade, cidadania, comunicação e consumo,  a partir de duas linhas de abordagem e atuação de seus integrantes.

A primeira delas  Migrações transnacionais, redes sociomunicacionais e consumo –está constituída por pesquisas que visam à compreensão dos processos comunicacionais, midiáticos e de consumo das migrações transnacionais contemporâneas, a partir do desenvolvimento de estudos focados das dinâmicas  comunicativas em redes de interação e mobilização e dos processos de cidadania social, intercultural e cosmopolita  que envolvem as experiências de mobilidade humana.

Na perspectiva dessa primeira linha, as pesquisas desenvolvidas têm visado  contribuir para uma compreensão dos processos comunicacionais engendrados pelas migrações transnacionais orientadas ao Brasil em um momento em que se discute o seu posicionamento como país de imigração e os marcos de formulação de uma nova política migratória. O marco sociocomunicacional adotado tem permitido oferecer elementos para a reflexão sobre os processos individuais e coletivos que envolvem a inserção de imigrantes na sociedade brasileira, sobre a constituição e dinamização de suas redes sociocomunicacionais, e, principalmente, entender suas  dinâmicas de consumo e usos de mídias orientados às suas lutas por cidadania. A partir de um ponto de vista transdisciplinar, os estudos desenvolvidos pelo grupo têm buscado aportar, principalmente à área das ciências da comunicação, reflexões específicas sobre as experiências socioculturais das migrações internacionais, as quais têm sido focalizadas prioritariamente, por áreas como a sociologia, ciência política, história, antropologia, geografia e relações internacionais.

Uma segunda linha – Mobilidades, relações de gênero, comunicação e consumo – compõe-se de pesquisas em que a comunicação, as mídias e o consumo articulam-se na compreensão das mobilidades, fluxos, trânsitos e fronteiras que configuram as relações de gênero na contemporaneidade, assim como a reflexão sobre os ativismos fundados em experiências centradas nessas relações. Na perspectiva dessa segunda linha, os estudos realizados têm buscado produzir reflexões específicas em torno das interfaces entre comunicação e consumo implicadas nas relações de gênero. As pesquisas desenvolvidas têm se orientado à compreensão dos ativismos e resistências engendrados nas estratégias de visibilidade demarcadas pela desestabilização dos binarismos e pelo reconhecimento das multiciplicidades, intersecções e trânsitos no campo das identidades de gênero

O grupo de pesquisa Deslocar – Interculturalidade, Cidadania, Comunicação e Consumo dá continuidade às atividades acadêmicas do extinto grupo Mídia, Cultura e Cidadania, criado em 2004, e sediado, até dezembro de 2013, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos-RS.


APOIO:3 logos



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s