I Fórum Internacional Fontié Ki Kwaze

O I Fórum Internacional Fontié Ki Kwaze, “Fronteiras Cruzadas: O Desafio das Comunicações diante das Populações em Deslocamento”, ocorre no campus da USP em 6 e 7 de novembro de 2017. A professora Denise Cogo apresenta discussão na mesa  “Desafios globais no debate atual sobre as migrações transnacionais”.

O programa completo está disponível no link https://fontieforum.wordpress.com/programacao/

Visita Profa. Dra. Jessica Retis

A Profa. Dra. Jessica Retis, da California State University Northridge (EUA), professora visitante no PPGCOM com apoio do CNPq, ministrou um mini curso intitulado “Mídia e transnacionalismo na era digital: indústrias, circuitos e consumos culturais latino-americanos em entornos urbanos nas cidades globais” destinado aos mestrandos e doutorandos da ESPM além de pesquisadores de outros programas. Foram 2 encontros nos dias 17 e 24 de Março de 2017.

Visita Profa. Dra. Isabel Ferin

Visita Isabel Ferin

A Profa. Dra. Isabel Ferin, professora visitante no PPGCOM com apoio da CAPES, ministrou um mini curso intitulado “Tendências atuais da pesquisa em Comunicação” destinado aos mestrandos e doutorandos da ESPM além de pesquisadores de outros programas. Foram 3 encontros nos dias 08, 15 e 29 de Abril de 2016 onde a professora propôs articular as Teorias das Ciências Sociais e da Comunicação, assumindo que a Teoria Social é um sistema que inter-relaciona abstrações ou ideias, bem como sintetiza e organiza conhecimento sobre o mundo social. Neste mini curso, foi colocado em discussão como a abordagem da Teoria Social constitui o necessário esboço meta-teórico da Comunicação e permite apresentar a visão de mundo e estabelecer o papel do sujeito epistemológico no ato de conhecer e traçar o contexto objetivo e interpretativo da Pesquisa em Comunicação.

O 56º Congresso Internacional de Americanistas (ICA) recebe propostas de artigos até 20 de outubro de 2017.

ICA 2018

http://ica2018.es/

O Comitê Organizador do 56º Congresso Internacional de Americanistas (ICA) convida a comunidade acadêmica a participar do encontro que se celebrará na Universidade de Salamanca de 15 a 20 de julho de 2018. Sob o lema “Universalidade e particularismo nas Américas”, esta edição do ICA chama à reflexão sobre a dialética entre a universalidade e os particularismos na produção do conhecimento, um diálogo no qual a necessidade de conhecer os particularismos dos fenômenos sociais, políticos, artísticos e culturais obriga a formular novas hipóteses que enriquecem e reformulam as grandes teorias gerais das ciências e humanidades.

ENVIO DE PROPOSTAS ATÉ 20 DE OUTUBRO

Semana de las Ciencias Humanas y Sociales Bogotá 2018: 30 de agosto a 1º de setembro de 2017.

Semana de las Ciencias Humanas y Sociales Bogotá 2018

Conferencista internacional en la Semana de las Ciencias Humanas y Sociales, cuyo tema central será “Fronteras, migraciones y conflictos”, que tendrá lugar en la Universidad del Rosario (Bogotá) entre el 30 de agosto y el 1 de septiembre.

Denise Cogo –  ESPM- SP  Invitada el Programa de Periodismo y Opinión Pública Conferencia: Migraciones Sur-Sur – medios de comunicación, visibilidade y ciudadanía de la diáspora haitiana en Brasil

Karsten Paerregaard, Universidad de Gotemburgo. Invitado del Programa de Antropología. Conferencia: “El creador, el cronista y el comentarista:  Revisando la transformación del investigador de migraciones en un mundo de-globalizando desde la perspectiva de un antropólogo dedicado al estudio de la migración peruana”.

Jeffrey H. Cohen, Ohio State University. Invitado del Programa de Artes Liberales. Conferencia: “Culturas de la migración y xenofobia en el contexto de la migración contemporánea”.

Pablo Vila, Temple University. Invitado del Programa de Sociología. Conferencia: “Identificaciones fronterizas: discursos, narrativas y prácticas afectivas”

O simpósio temático “Migraciones: espacios y conexiones en el entorno digital” aceita resumos até 20 de outubro de 2017.

Gostaríamos de convidá-lo (a) s a participar do simpósio temático “Migraciones: espacios y conexiones en el entorno digital”, que estamos coordenando no 56º Congresso Internacional de Americanistas (ICA), que se realizará en Salamanca-Espaha de 15 a 20 de jullho de 2018, com o tema geral «Universalidade e particularismo nas Américas». (http://ica2018.es/inicio/)

São aceitos  resumos em espanhol ou português e o prazo para o envio de propostas encerra em 20 de Outubro de 2017.

 Simpósio “Migraciones: espacios y conexiones en el entorno digital”

Descrição:

Junto ao território físico dividido em fronteiras, temos hoje o espaço digital com a etiqueta de “plenamente acessível” e no qual se afirma que as distâncias, física e temporal desaparecem. Frente às novas possibilidades que oferecem as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), autores como Vervotec (2009) ou Portes (2004) destacam a maior intensidade ou velocidade das comunicações transnacionais, assim como o incremento da atividade associativa digital. Mas não podemos esquecer igualmente a descrição de Leung (2009) sobre a Internet, logo após seu surgimento, como um espaço para a população branca e masculina. A finalidade do simpósio é aprofundar a inter-relação desse espaço digital com a experiencia migrante. Em um mundo globalizado, as TICs aumentam as possibilidades de hibridação cultural na medida em que põem à disposição dos migrantes todo tipo de fluxos comunicativos, com conteúdos que respondem à cultura em todas suas dimensões (local, nacional e global). Focalizamos os temas de interesse em cinco eixos: a comunicação comunitária através da criação de espaços digitais diaspóricos, o ativismo digital na luta por direitos e cidadania, a comunicação interpessoal (sociabilidade e identidade digital), o uso de Internet desde a perspectiva de la interculturalidade (como fonte de informação ou para a ampliação de conhecimento) e, por fim, a influência de la comunicação midiática na própria decisão de emigrar (geografias imaginárias).

Indicações para envio de propostas:

– Os/as autores/as deverão se registrar e preencher o formulário de propostas através do link http://ica2018.es/migraciones/ .

– O simpósio integra  o eixo “Migraciones” e está registrado com  o número 16/15.

Outras informações ou esclarecimentos podem ser obtidos através de contato com a coordenação do simpósio (e-mails ao final dessa mensagem).

Amparo Huertas (UAB-España) – amparo.huertas@uab.cat

Denise Cogo (ESPM-CNPq- Brasil) – denisecogo2@gmail.com